Sele%C3%A7ao_concluida_-_destaque_site.png

Seleção para o AdVac Brasil é concluída com sucesso na primeira edição do país

Curso será realizado na cidade de Pirenópolis com programação imersiva com pesquisadores nacionais e internacionais

Texto: Marina Sousa
Arte: Mailson Diaz

A primeira edição do Curso Avançado de Vacinologia (AdVac Brasil) concluiu o processo de seleção de seus participantes, validado pela Comissão Científica. Ao todo, 183 candidatos se inscreveram para disputar as 70 vagas disponíveis, evidenciando o compromisso dos profissionais com a qualidade da vacinação brasileira. 

As inscrições contemplaram uma ampla diversidade de perfis, incluindo representantes do setor público e privado, sociedades científicas, profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS)  e pesquisadores das cinco Regiões do País.

O processo seletivo avaliou a experiência prévia dos candidatos em vacinologia e suas atuações diretas em instituições públicas, privadas, indústria, além das agências governamentais e não governamentais. O objetivo foi assegurar a participação de profissionais com sólida atuação no campo da imunização.

Seleçao concluida AdVac Brasil - feed
O curso será realizado em Pirenópolis (GO), em uma semana de programação intensiva, com aulas ministradas por mais de 30 especialistas nacionais e internacionais, incluindo representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Advac Global, OPAS, entre outros. A iniciativa busca fortalecer as tomadas de decisões em imunização global, abordando aspectos imunológicos, desenvolvimento de vacinas, ensaios clínicos, processos regulatórios, estratégias e políticas de vacinação, emergências humanitárias, financiamento e comunicação, entre outras.

Desde sua criação, o AdVac Global já formou cerca de 1.500 profissionais envolvidos em imunização ao longo de 20 anos, em sua tradicional edição na França. Em 2025, pela primeira vez, o curso será realizado no Brasil graças à iniciativa do Centro de Tecnologia e Inovação em Saúde (Ceti-Saúde UFG), sob coordenação da médica infectologista e epidemiologista Cristiana Toscano, referência nacional e internacional em vacinologia.O AdVac Brasil conta com fomento da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI/Ministério da Saúde). O evento ainda reúne o apoio de importantes instituições de ensino, pesquisa e saúde global, como a Universidade de Genebra, OPAS/OMS, Instituto Butantan, Fiocruz, Bio-Manguinhos, IPTSP e UFG.

Diante do sucesso desta primeira edição, o Ceti-Saúde/UFG pretende realizar novas edições no Brasil, ampliando o impacto da iniciativa e fortalecendo o protagonismo do país na área de imunização.



Source: Assessoria de Comunicação Ceti-Saúde

Categories: Notícias