Pela primeira vez no Brasil: ADVAC chega a Goiás em novembro, trazido pelo Ceti-Saúde/UFG
Profissionais de todo o país terão uma semana de imersão científica em vacinologia com especialistas nacionais e internacionais, em evento inédito no país
De 24 a 28 de novembro, a charmosa cidade de Pirenópolis (GO), no estado de Goiás, será palco do Advac Brasil, primeira edição brasileira do mais reconhecido curso avançado de vacinologia do mundo. Realizado há mais de 20 anos na França capacitando líderes e profissionais do mundo todo que atuam nos diversos setores da vacinologia, o evento chega ao país reunindo pesquisadores, gestores, desenvolvedores de novas tecnologias, representantes de sociedades científicas e especialistas de destaque nacional e internacional para uma semana de intensa imersão científica, troca de experiências, sobre vacinas e imunobiológicos.
Promovido pelo Ceti-Saúde da UFG (Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde), o curso tem como objetivo expandir a base científica dos participantes e seu conhecimento em áreas de vacinologia para além da sua especialidade, abordando o aspecto multifacetado, permitindo que explorem novas tecnologias e pensem de forma mais global e colaborativa, e fornecendo um conjunto de habilidades exclusivas para o desenvolvimento de liderança na área.
A iniciativa conta com parceria do Ministério da Saúde e colaboração de inúmeras instituições de peso, incluindo Universidade de Genebra, Organização Pan-Americana da Saúde, Instituto Butantan, e Biomanguinhos-Fiocruz.
Segundo a coordenadora do Ceti-Saúde, professora Cristiana Toscano, a proposta do curso é inovadora no seu formato e conteúdo: “Com sua visão 360° da vacinologia, o programa AdVac Brasil aborda a utilização de evidências científicas e epidemiológicas para o processo de produção, avaliação e utilização de imunobiológicos, traduzidas no desenvolvimento de políticas eficazes para o uso destas tecnologias e consequente impacto na melhoria da saúde da população”.
Participarão do curso 70 profissionais nacionais e cinco profissionais internacionais de países de língua portuguesa, todos com vasta experiência na área da vacinologia.
A programação contará com especialistas nacionais renomados e também convidados internacionais, incluindo professores da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins (EUA), Universidade do Colorado (EUA) e Universidade de Genebra (Suíça), além da participação de membros do Advac Global, ampliando o intercâmbio científico e o diálogo entre os principais centros mundiais de referência na área.
A Coordenadora do núcleo de capacitação do Ceti-Saúde, Prof Sheila Teles acrescenta que “o AdVac-Brasil representa uma oportunidade única de networking, onde os participantes podem estabelecer relacionamentos profissionais valiosos e que se perpetuem nas suas atividades profissionais, servindo como uma rede colaborativa onde problemas e desafios podem ser compartilhados e soluções identificadas”.
A formação baseada em evidências e a inovação em políticas públicas de saúde são os pilares que orientam as ações do Ceti-Saúde/UFG, e o Advac Brasil é um exemplo concreto desse compromisso.
Fonte: Assessoria de Comunicação Ceti-Saúde
Categorias: Notícias